segunda-feira, 27 de novembro de 2017

"Conheça a si próprio."

Uma biblioteca em busca de sua própria história


Uma biblioteca meio "fantasma e com amnésia" busca reconstituir sua própria história. Incrível, mas existe: trata-se da Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Ela não possui uma, digamos, certidão de nascimento - não há portaria ou resolução sobre sua criação, aparentemente um mistério - mas existe fisicamente desde pelo menos meados de 2006 e parece invisível, dado o pouco conhecimento das pessoas dentro do próprio Campus UFRN a respeito do espaço e a quase inexistência de informações na internet, mesmo nas páginas institucionais da UFRN.

Primeiro, o Destaque

Que biblioteca é essa? Hora de pesquisar e buscar informações. E eis que, em meio às indagações, surgiu uma pré-história da "Setorial". Era uma vez um espaço repleto de livros que ocupava as duas últimas salas de aula do Bloco D do Setor de Aulas Teóricas V e pertencia inicialmente ao Curso de Pedagogia - chamava-se Destaque Bibliográfico, e o acervo do espaço foi criado a partir de doações de professores.

Mas, quando surgiu o Destaque Bibliográfico? Há uma data precisa ou, ao menos, aproximada? "O Destaque existia desde o advento dos cursos de Graduação..." - calculou Maria Arlete Duarte Araújo, diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) - "Se tomarmos como base o curso de Administração, que é o curso (com pós-graduação) mais antigo do CCSA, podemos pensar em uns 40 anos atrás". Para se ter ideia, a pós-graduação em Administração teve o projeto aprovado em junho de 1977, e em maio de 1978 o projeto de Mestrado do curso foi aprovado; o Setor V nessa época, estava em fase final de construção.

"(O Destaque) Era um ambiente informal no Setor V, uma área de 274 metros quadrados", prosseguiu Arlete. Ex-alunos de Comunicação Social na primeira metade da década de 1990 lembram de um espaço que lembrava uma mini-biblioteca no local indicado, o que é referendado pelos funcionários mais antigos da Setorial, que participaram da mudança do acervo para o local atual.

Com o passar do tempo, o Destaque passou a abrigar, além do material de Pedagogia, o acervo do Curso de Administração, e aos poucos foi aglutinando acervos de outros cursos abrigados pelo Centro de Ciências Sociais Aplicadas.

Anos difíceis

Porém, o Destaque não era reconhecido formal ou oficialmente como biblioteca, sequer setorial - pela legislação à época, e durante muitos anos, só eram reconhecidas como bibliotecas setoriais as situadas fora e longe do Campus UFRN - , e por isso tinha algumas limitações.

Por exemplo, nenhum funcionário pertencia ao Destaque em si. "O quadro de bibliotecários não era próprio, era formado por colaboradores terceirizados" - anotou Shirley de Carvalho Guedes, bibliotecária da Setorial desde 2007-2008, e que há algum tempo tem "garimpado" a história do local, contado com relatos orais e eventuais documentos para contruir um fio de história - "Este foi um dos problemas que levaram a não se registrar a história deste local em um suporte". 

O fato de não se ter um quadro próprio de funcionários, não bastasse a quantidade reduzida dos mesmos, pesava na organização do acervo, que era mínima. Impossível dar conta. "(O Destaque) Funcionava mais como um depósito. Os acervos que vinham de outros cursos eram 'jogados' lá, e se fazia um registro improvisado desse material", relatou Arlete.

Além disso, segundo antigos funcionários do Destaque que hoje atuam na Setorial, não havia empréstimo de publicações; as consultas só podiam ser feitas no local - inicialmente apenas por professores e pelos alunos de Pós-Graduação (mais tarde, foi estendida a alunos de Graduação).

Do Destaque ao NEPSA

Em abril de 1997, de acordo com levantamento de Shirley, o Destaque foi incorporado ao Sistema de Bibliotecas (SisBi, implantado em 1959 com a criação da Biblioteca Central, atualizado e expandido ao longo dos anos) como biblioteca especializada - a coordenação técnica ficou a cargo da Biblioteca CentralZila Mamede, e a administrativa com a direção do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). O acervo? Permaneceu onde estava, no Setor V, ainda não havia um espaço específico para ele... e assim permaneceu até a segunda metade da década de 2000.

Em 22 de junho de 2006 foi inaugurado o Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais Aplicadas (NEPSA). E a "Setorial", nas dependências do Núcleo? "A biblioteca surgiu no mesmo dia que o NEPSA foi inaugurado", sustenta Arlete; já pelo levantamento de Shirley, a inauguração foi no ano seguinte (2007).

E a "certidão de nascimento" da Setorial, que não existe? Há uma explicação, segundo Arlete: a biblioteca, justamente por ser setorial e ligada a um Centro, foi reconhecida automaticamente pela legislação relativa ao SisBi desde a data de implantação, nas dependências do NEPSA (atual NEPSA I) - daí não haver portaria ou resolução relativa à mesma.

De toda forma, num primeiro momento o espaço - com 235 metros quadrados, menor que o do antigo Destaque Bibliográfico - não se apresentava plenamente adequado para atender as necessidades de uma biblioteca, e foram feitas algumas adaptações. Com o passar dos anos, a biblioteca ganhou outras benfeitorias. 


Hoje, a "Setorial", com ambiente climatizado, está composta por dois pavimentos - o inferior, com o acervo (que em 2015 possuía cerca de 14.500 exemplares) e o setor administrativo; e o superior, com mesas e cabines para estudo. 

Pauta e produção: Joyce Ingrid // Texto original: Emerson Lucas // Fotos: Elindaelma Santos // Edição e texto final: Rogério Torquato 

Nenhum comentário:

Postar um comentário