sábado, 2 de dezembro de 2017

Biblioteca sob rodas


O projeto BiblioSesc, a biblioteca sobre rodas do Sesc RN, leva diversas opções literárias as comunidades carentes e as escolas públicas conveniadas do nosso estado, em seu acervo estão mais de 3000 exemplares que incluem livros, revistas e gibis para jovens e adultos. Os objetivos deste projeto é promover a leitura, diminuir a distância entre o livro e o leitor e melhorar a qualidade de vida da população através do acesso à informação de qualidade.
Com o tempo, a biblioteca rompeu a barreira de uma instituição inerte e está passando a fazer parte da sociedade com responsabilidades sociais e objetivos claros de inclusão social, já que o acesso a informação se tornou um direito no Brasil na constituição de 1988.
Mas na era digital será que o brasileiro está perdendo o interesse pelo livro impresso? Segundo a equipe responsável pela biblioteca móvel, isso não está nem perto de acontecer, todos os meses há uma média de 1148 empréstimos realizados por alunos e pelos moradores dos bairros visitados. E além disso, em comunidades carentes, existe maior dificuldade em ter acesso a conteúdos digitais o que dificulta o acesso à informação.
A biblioteca móvel atende quinzenalmente a cada ponto de visitação que lhe é designado, ficando ali o tempo necessário para atender os leitores daquela região. Com isso, cada local recebe a visita da biblioteca móvel duas vezes ao mês.
Mas nem tudo são flores, a biblioteca móvel se depara diversos obstáculos a serem superados, como a falta de adequação da corrente de energia de algumas escolas municipais e estaduais. A biblioteca móvel utiliza uma corrente de no mínimo 210v, enquanto algumas escolas possuem apenas 190v o que pode gerar grandes problemas não só nos aparelhos utilizados pela a biblioteca móvel, mas bem como nos próprios eletrônicos dessas escolas.
Um dos principais problemas brasileiros é a dificuldade da população de baixa renda (ou que vivem em lugares distantes das capitais) ter acesso a uma educação de qualidade e o principal objetivo da biblioteca móvel é justamente levar a informação a essas pessoas.
Em uma entrevista concedida a este trabalho pela professora Taciana Lopes responsável pela matéria de Língua Portguesa do Colégio Estadual Peregrino Júnior localizado no bairro de Potengi na Zona Norte de Natal, ela disse:
 “Em relação a BiblioSesc, eu acho o interesse pela leitura aumentou bastante. No começo, só quem utilizava a biblioteca eram os alunos do primeiro ano. Ai no período da tarde, os alunos do ensino fundamental ao verem os alunos mais velhos frequentando a biblioteca, se interessaram e começaram a frequentar também. Nós vimos isso com um avanço para escola. Eles foram movidos pela curiosidade, por iniciativa própria.”
Podemos perceber que a formação de uma sociedade inclusa socialmente é de extrema importância para uma organização social mais igualitária, justa e capaz de exercer seus direitos. E isso só acontece se existir uma instituição que possa servir a sociedade com serviços, bens e projetos culturais. E nada mais justo que esse seja o papel da biblioteca, já que o seu principal papel é assegurar o acesso à informação.

 Ana Gabriela Lobato Schmidt e Hania Cavalcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário